Combate latino-americano oitavo de Março


    A transformação do Dia Internacional da Solidariedade das trabalhadoras em um dia de dar mimosas, Batons e outras parafernálias mimadas ainda está contornando a América Latina. Provavelmente porque as mimosas não estão florescendo lá agora ... Ou porque todas as flores foram levadas dos países da região para a Rússia)) como você sabe, a maior parte do mercado de flores em nosso país foi ocupada por fornecedores latino-americanos, em particular o Equador.

    Mas esse não é o ponto. No dia 8 de Março, marchas de mulheres com reivindicações feministas e às vezes Políticas "varreram" toda a região. As principais capitais das cidades foram pintadas com cores roxas: Bogotá, São Paulo, Cidade do México, Santiago do Chile, Buenos Aires, etc. 

    Assim, na Argentina, organizações feministas femininas exigiram o fim do julgamento contra a ex-presidente Cristina Kirchner em um caso de corrupção rebuscado iniciado em dezembro de 2022. O slogan central é: "não há democracia com essa justiça."Eles também protestaram contra os empréstimos vinculados do FMI, recebidos, no entanto, sob a direita, mas as condições dos empréstimos são forçadas a cumprir a esquerda: o aperto da legislação trabalhista, que afeta principalmente as mulheres.


    No Brasil, a procissão foi liderada por Lula, junto com sua encantadora jovem esposa. Ele anunciou as próximas reformas: a equação de salários entre homens e mulheres, empréstimos preferenciais a mulheres empreendedoras, subsídios para pagamentos adicionais a mulheres empregadas na ciência. Está prevista a introdução da distribuição gratuita de produtos de higiene feminina nos hospitais públicos. 

    Reformas promissoras foram anunciadas no Chile. O governo de Borich geralmente se posiciona como feminista. No dia 8 de Março, uma manifestação oficial de milhares com a participação do presidente foi organizada na Praça La Moneda. O governo vai organizar creches nas empresas para que mães solteiras possam deixar seus filhos. Promete-se baixar os preços dos anticoncepcionais. A previsão é reduzir o rombo entre as aposentadorias feminina e masculina, no valor de 40%, dos Fundos Estaduais.